Um dia de Contos de Fadas – Bremen

Fizemos o roteiro dos contos de fadas em 4 dias, com duas crianças, uma de 3 anos e meio e outra de 7 meses, nesse post vou detalhar nosso último destino na Rota, a encantadora Bremen. Para saber como foi toda Rota dos Contos de Fadas clique neste post.

DIA 4

PONTOS DE INTERESSE EM BREMEN

  • Marktplatz
  • Rathaus (prefeitura)
  • St Petri Dom (Catedral de São Pedro)
  • Unser Lieben Frauen (Igreja Nossa Senhora)
  • Handelskammer (Camara de Comércio de Bremen)
  • Wallenlagen
  • Schnoor

Chegamos em Bremen e era quase final de tarde no nosso quarto dia na estrada, estávamos já com a reserva no Hotel, Best Western Hotel Bremen City, e ficamos num dos apartamentos do hotel, que foi fantástico, era estilo apart hotel, com uma mini cozinha, dois quartos e muito espaço. Até mesmo um super trocador para o Gui.

Nos organizamos e saímos do hotel caminhando em direção a Marktplatz,  sem intenção de ir em linha reta, mas de conhecer a cidade. Basta começar a caminhar por Bremen e para entender que é uma cidade encantadora, pessoalmente a minha preferida desses dias que passamos na Alemanha. Nossa primeira parada foi no parque Wallenlagen, estávamos bem na direção de um restaurante em forma de moinho, o Kaffe Muhle, que nos deu um cenário lindo para fotos.

IMG_2250
Parque Wallenlagen
IMG_2255
Kaffe Muhle
IMG_8931
Wallenlagen

Passamos um tempo pelo parque e fomos nos aproximando cada vez mais da Marktplatz, no caminho encontramos uma praça com parquinho e um carrossel com os personagens dos Músicos de Bremen, a praça é Kinder Karusell, e a direção no maps.me é Papenstrabe 10.

IMG_8939
Carrossel
IMG_2265 2
No parquinho

Bem próximo a este parque tem uma DM, aquele mercado que tem de tudo, ali comprei uma mamadeira da Avent e diversos biscoitos especiais para bebês que estão em introdução alimentar, se precisar de algo para as crianças pode aproveitar.

Seguimos nosso caminho em direção a Marktplatz e avistando ela de longe já fiquei completamente encantada. Chegamos na praça pela Obernstrabe, uma rua grande e cheia de lojas e que passa linhas de comboio,  dali já é possível avistar a Unser Lieben Frauen (Igreja da Nossa Senhora) e se começa ter ideia da grandeza que está por vir, seguimos pela rua encantados e ao lado da Igreja nos deparamos com a famosa escultura dos Músicos de Bremen, e ali já uma pequena fila para fazer a foto segurando os pés do burro, e fazer um pedido, vai que…

IMG_8947
Obernstrabe e St Petri Dom ao fundo
IMG_8955
Os músicos de Bremen, o burro, o cão, o gato e o galo em Bremen procurando sua liberdade

Quando entramos na praça fiquei realmente maravilhada, o conjunto de belezas nessa praça formam um cenário indescritível, mistura de estilos medieval e renascentista, os prédios muito bem cuidados e conservados, realmente um dos mais belos locais que passamos nessa viagem.

Abaixo vou postar um vídeo da praça, primeiro vemos a Catedral (St Petri Dom), ao lado a prefeitura (Rathaus) a estátua de Roland em frente a prefeitura, A Igreja da Nossa Senhora (Unser Lieben Frauen) e finaliza com a Camara de Comércio de Bremen (Handelskommer), formando a praça mais linda que vi na Alemanha.

A Catedral de Bremen tem estilo gótico e foi construída na primeira metade do século XIII, originalmente católica hoje é luterana. Pode-se visitar internamente e inclusive subir nas suas torres que chegam a 99 metros de altura. Se entrar no site da Catedral é possível saber as datas de concertos de música que acontecem com frequência.

IMG_8970 2
St Petri Dom – Catedral de Bremen

O prédio da prefeitura (site oficial) é outro monumento que compõe essa praça, construída em dois momentos, a edifício antigo data dos anos 1405 e 1409, e o edifício novo data de 1906 – 1913, mas olhando de frente não vemos essa divisão, os estilos gótico construídos no final da Idade Média conversam muito bem com a fachada Weser Renascentista. Estes aspectos únicos da arquitetura deste monumento o fizeram fazer parte de patrimônio cultural da Unesco, juntamente com a grandiosa (5 metros) estatua de Roland. Este foi um personagem da literatura medieval e renascentista inspirado em um conde que foi herói numa das batalhas para expulsar os mouros da Península Ibérica. Se caracteriza pela estátua mais antiga da Alemanha, esculpida em 1404.

IMG_2278
Rathaus (prefeitura) e ao lado a Unser Lieben Freauen, Igreja da Nossa Senhora e a estátua de Roland

Em frente a prefeitura se destaca outro prédio espetacular, que completa a estética dessa praça inesquecível, a Handelskammer, Camara de Comércio de Bremen, e Anna sua fachada se apresentam os brasões das cidades que mantinham estreitas relações comerciais com Bremen. Esse prédio não serviu apenas para relações comerciais, mas também abrigava os mercadores que estavam de passagem na cidade.

IMG_2280
Marktplatz – Camera do Comércio, Igreja Nossa Senhora, Prefeitura e Catedral

Essa praça realmente nos encantou e fizemos um programa bem turistas, jantar numa das mesinhas no meio da praça, curtindo a vista e a música, tem locais que eu acho que vale a pena mesmo , e esse é um deles.

IMG_2292
Jantar com vista Marktplatz

Ficamos bastante tempo na praça e depois retornamos ao hotel, novamente andando pelas ruas e “descobrindo” as belezas de Bremen, a cidade é cheia de esculturas e é uma diversão procurar e deixar as crianças interagir com elas.

IMG_8973
Esculturas em Bremen
IMG_2297
Esculturas em Bremen

Assim fechou nosso dia em Bremen, dia seguinte iríamos pegar estrada até Berlin, e como seriam em torno de 400km guardamos a manhã para mais um passeio em Bremen, e cansar um pouco as crianças antes de horas de carro e cadeirinha. É importante sempre tentar equilibrar passeio e carro nessa viagens em que se conhecem muitas cidades em poucos dias, isso geralmente é cansativo para crianças, mas esses momentos de passeios em que elas podem ter o tempo delas livre é indispensável.

Muitas vezes acabamos não visitando algum ponto históricos para deixar elas decidirem um pouco o que fazer, seja ir num parquinho, dar pães para patos ou correr numa praça, sem esses momentos para elas a viagem realmente não funciona e no fim acabamos nos dando conta que esse tempo com eles é o faz a viagem ser mais autêntica e valer a pena.

Na manhã seguinte queríamos percorrer um pouco mais as ruas dessa movimentada cidade, novamente fizemos tudo a pé, e desta vez fomos em direção ao Schnoor, um bairro próximo ao rio Weser e a poucas quadras da Marktplatz, que no século VIII era habitado por pescadores e marinheiros e hoje formam um conjunto de ruas muito charmosas.

Entre casas, lojas e cafés podemos nos perder um pouco em Schnoor, e nos deixar ser encantados pela arquitetura maravilhosa que forma o local. Misturadas entre casinhas de madeira estilo enxaimel, tem casas com estilo góticos e todas decoradas com lindas flores coloridas.

IMG_8992
Nas rua de Schnoor, Bremen
IMG_8997 2
Nas rua de Schnoor, Bremen
IMG_8992
Nas rua de Schnoor, Bremen
IMG_2302
Nas rua de Schnoor, Bremen
IMG_2313
Nas rua de Schnoor, Bremen
IMG_8993
Os músicos de Bremen, Schnoor

E bem como era pertinho da Marktplatz precisei dar um último tchau para aquele conjunto de obras arquitetônicas que encheram meus olhos. Bremen com certeza foi um ponto alto na Rota dos Contos de Fadas, é uma cidade para visitar buscando todos os detalhes históricos e maravilhosos que compões este cartão postal da Alemanha. Recomendo mil vezes passear nessa cidade, as crianças se divertiram e interagiram com a cidade, até mesmo onde não tinha um parquinho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s