Um dia de Contos de Fadas – Hameln

Fizemos o roteiro dos contos de fadas em 4 dias, com duas crianças, uma de 3 anos e meio e outra de 7 meses, nesse post vou detalhar como foi o inicio do nosso quarto dia, onde conhecemos a cidade de Hameln. Para saber como foi toda Rota dos Contos de Fadas clique neste post.

PONTOS DE INTERESSE EM HAMLM

  • Museum Hameln
  • Rattenfangerhaus (casa do caçador de ratos)
  • Hochzeitshaus (atual cartório)
  • Fonte com estátua do Flautista

Hameln ou como chamamos, Hamelin iniciou como uma pequena vila que cresceu nos arredores de um mosteiro, e no século XII.

Ao chegar na cidade somos invadidos por um clima festivo, muitas pessoas nas ruas, música tocando e construções lindas muito bem preservadas.

IMG_8874
Caminhando em Hameln

Esse clima de alegria contrasta com a história que é referência deste local, o Flautista de Hamelin, diz a lenda que em 1284 a cidade foi invadida por milhares de ratos e uma bela recompensa foi prometida a quem os livrasse daquela praga. Um flautista misterioso o fez, tocou sua flauta e levou todos os ratos até o rio onde se afogaram. Porém não recebeu o pagamento e quando chegou a noite ele tocou novamente sua flauta e e todas crianças da cidade o seguiram e desapareceram para sempre.

Essa história é contada pelos irmãos Grimm, e historiadores dizem se basear numa história verdadeira. Estes dados históricos podem ser conferidos no Museum Hameln na rua principal da cidade.

IMG_8884 2
O Museum atrás do chopp

Outro local que faz referência a história é a Rattenfangerhaus, ou a casa do caçador de ratos, que apenas se faz importante por possuir na sua  sua lateral uma placa lembrando as mais de 100 crianças desaparecidas misteriosamente.

IMG_8912
Rattenfangerhaus – ” casa do caçador de ratos”

A cidade vive envolvida em torno deste conto, pelo chão estão espalhadas imagens de ratos que podemos seguir fazendo a trilha turística, e todos os dias as 9:35 da manhã, no atual cartório e antigo local para celebrações da cidade, os seus 37 sinos entoam a “canção dos caçadores de ratos”. Essa casa se chama Hochzeitshaus, é um prédio de alvenaria construído entre 1610 e 1617.

IMG_2225
Ro na trilha dos ratos
IMG_8872
Hochzeitshaus e seus 37 sinos
IMG_8906
Flautista ainda atraindo crianças
IMG_8895
Flautista ainda atraindo crianças
IMG_8886
Estátuas em Hameln
IMG_8915
Ruas de Hameln
IMG_8877
Escolhendo o almoço

Passamos em torno de 4 horas em Hamelin, seguindo os ratos, almoçamos na rua (como todas cidades, os restaurantes muito receptivos e preparados para receber crianças) e brincamos muito na fonte do flautista. Foi realmente um ponto alto na Rota dos Contos de Fadas.

Se estiver fazendo esse trajeto no verão, entre maio e setembro programe-se para passar lá no domingo, na praça acontece uma encenação da famosa história do Flautista de Hamelin.

Depois de conhecer essa cidade seguimos rumo a nossa ultima para na Rota dos Contos de Fadas, e iríamos fechar com chave de ouro. Leia mais sobre Bremen aqui.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s