Um dia de Contos de Fadas – Hanau – Steinau e Alsfeld

Fizemos o roteiro dos contos de fadas em 4 dias, com duas crianças, uma de 3 anos e meio e outra de 7 meses, nesse post vou detalhar como foi nosso primeiro dia na estrada, em que saímos de Frankfurt e passamos pelas cidades de Hanau, Steinau e Alsfeld.  Para saber como foi toda Rota dos Contos de Fadas clique neste post.

Nossa manhã começou em Frankfurt, havíamos chego no dia anterior, gostamos, se possível, chegar num horário da parte da tarde, pois as chegadas sempre são turbulentas quando se viaja com crianças, especialmente num país diferente, onde não dominamos a língua e não sabemos como tudo funciona, com fuso horário e cansados de uma noite enlatados no avião sem quase nada de sono. Desta forma conseguimos chegar, dar uma passada no hotel para banho e troca de roupas e já saímos para esticar as pernas, deixar as crianças tomar um ar e comer uma refeição decente. Assim, em questão de algumas horas resolvemos as prioridades básicas e já é noite, podemos voltar para o hotel com as crianças mais relaxadas e com sorte ter uma boa noite de sono e dia seguinte realmente começar a curtir a viagem.

PONTOS DE INTERESSE DO DIA

• Staatspark Willhelmsbad, HANAU
  • Marktplatz, Hanau
  • Bruder Grimm Strabe, Steinau
  • Bruder Grimm House, Steinau
  • Schloss Steinau
  • Erlebnispark Steinau
  • Marchenhaus, Alsfeld

Antes de sair do hotel vale conferir se o maps.me (aplicativo GPS)  está com todos mapas do trajeto baixados e alguns pontos de interesse marcados, tudo pronto? vamos lá. Nossa primeira parada foi muito perto de Frankfurt, andamos mais ou menos 17km e paramos no Staatspark Willhelmsbad, em Hanau, como acordamos, tomamos café e saímos, as crianças não estavam prontas para enfrentar muito carro, e essa parada foi ótima para deixar eles gastarem um pouco de energia. Se no hotel não tiver café da manhã vale a pena preparar um piquenique para fazer nesse parque, ele tem muitos gramados e um parquinho bem simples mas que já fez a alegria dos meninos.

O parque em si não é exuberante, ele possui diversas trilhas e pudemos ver grupos de pessoas fazendo caminhadas, e como o parque é plano dá pra passear com um carrinho, nós apenas andamos um pouco e brincamos com as crianças no parquinho. Dentro do parque tem um Carrossel super antigo, na hora que fomos estava fechado e acredito que apenas funcione em horários específicos. Também são realizados alguns eventos de música, se coincidir com as datas da viagem acredito que valha a pena, aqui o link do site do parque onde tem todas essas informações.

Abaixo algumas imagens.

Staatspark Wilhelmsbad
Parquinho

Próximo ao parque tem um Castelo, o Schloss Philippsruhe, site aqui, acabamos não visitando, mas o lugar além de lindo, diz possuir um restaurante muito bom e algumas datas do ano oferece café da manhã com a Chapeuzinho Vermelho para as crianças, confere no site se dá sorte.

Do parque fomos conhecer o centro de Hanau, que fica bem próximo, em torno de5 km, essa é a cidade onde os Irmãos Grimm nasceram, estacionamos fácil, colocamos como ponto de chegada a praça principal ou Marktplatz, e muito próximo tinha uma área reservada para estacionamento, ali já encontramos uma estátua da Chapeuzinho passeando com o lobo.

Chapeuzinho Vermelho e um lobo bem mau

Aqui em Hanau basicamente conhecemos a praça principal (Marktplatz) onde tem um monumento com uma estátua do Irmãos Grimm, a praça é bem grande e em algumas datas em maio e  julho são realizados festivais onde os famosos personagens enchem as ruas de Hanau. Aqui o link para conferir o site de Hanau, e as datas dos festivais.

Na Alemanha tem uma rede de mercados, a DM (link para site) onde se encontra tudo para bebes e crianças, fraldas, biscoitos, leite, mamadeiras, bicos, etc. Além de bem completas geralmente tem em qualquer cidade, ali do lado da praça tem uma, então se precisar de algo já pode aproveitar. Ao redor também tem restaurantes e cafés, então é um bom local para dar um lanche para a criançada.

Praça de Hanau
Irmãos Grimm

Não precisa gastar muito tempo aqui, tudo depende do ritmo de cada um e de como as crianças estão, mas como havíamos programado muita diversão pela frente, resolvemos seguir logo viagem. Nossa próxima parada foi fantástica, Steinau, adorei pois uma das cidades que mais conseguimos interagir com o universo dos contos de fadas. Steinau fica a mais ou menos uns 50km de Hanau, então as crianças descansaram uma meia horinha no carro, o que valeu pois em Steinau tem MUITA diversão.

Estacionamos bem próximo a Bruder Grimm Strabe, é sempre legal marcar o local onde estacionou no maps.me para não ter erro na hora de voltar, andamos um pouco e logo encontramos a Bruder Grimm House, uma casa que tem um museu muito legal sobre as histórias dos Irmãos Grimm, se tem um lugar que vale visitar é esse, não precisa muito tempo, é pequeno mas cheio informações sobre as histórias e tem um quebra cabeça grandão de chão e um lobo mau meio “assustador”.

Abaixo alguns quadros com miniaturas representando os contos.

Crianças montando quebra cabeças com o papai no Museu, e o lobo mau

Na area externa do Museu tem várias esculturas lindissimas dos contos, O Principe Sapo, os 7 anões, tem uma casinha de madeira e uma macieira.

Os 7 Anões
O Principe Sapo
Casinha de madeira e a macieira

Seguimos pela rua até o Castelo, Schloss Steinau, acho que castelos sempre tem algo de encantador para as crianças, e enquanto andávamos ao redor deste encontramos uma descida para um parquinho muito legal, achei que o Rodrigo iria passar o resto da viagem no balanço, tive que prometer sorvete para ele sair!

Lavando as mãos no Castelo
Parquinho com vista
Parquinho
IMG_8537 4
O balanço mais legal do mundo

Quando finalmente conseguimos sair do parquinho almoçamos bem em frente ao Castelo, o mais difícil foi acertar as refeições das crianças, pois aqui quase não se fala inglês, para o Rodrigo descobrimos o schnitzel que é praticamente um bife a milanesa e pro Gui que estava começando a comer consegui pedir uma batata assada amassadinha e carne, amém pelas batatas na Alemanha.

IMG_1990 6
Pra mamãe um merecido chopp
Steinau
IMG_8539 6
Casa decorada em Steinau

Depois do almoço foi dar uma ultima passeada pelas ruas de Steinau e de carro andar uns 5 minutos para um lugar MUITO divertido, agora é só para as crianças, o Erlebnispark, um parque de diversões de Steinau com brinquedos para faixas etárias diversas, abaixo de 15 anos de idade. O parque possui uma área verde muito grande, e possui desde pula-pulas, carrossel, montanha russa, os clássicos escorregas com túneis, navio pirata, trenzinhos, tabuleiros gigantes de jogos, e muito mais. Nós ficamos umas duas horas pois as crianças começaram a cansar e estava muito quente, com crianças mais velhas vale se programar para ficar um pouco mais. Dentro do parque tem um passeio de ônibus bem legal para ter uma visão geral do parque e tem também áreas reservadas para quem quer fazer um almoço ou piquenique. Aqui o link do parque com os preços, mapa e atrações.

Abaixo algumas imagens.IMG_2003

IMG_2021IMG_2012IMG_2014IMG_8555

As crianças estavam bem cansadas depois do parque, mas com certeza valeu muito a pena, nosso próximo e ultimo trajeto do dia foi bom para elas descansarem, mais ou menos 70 km até Alsfeld, a cidade da Chapeuzinho Vermelho. E antes de você começar a pensar em sair cantando com uma cesta de piquenique pela cidade já aviso, não espere nesse roteiro um universo de magia dentro dos contos de fadas, vão ter referências das histórias e acredito que quando acontecem festivais específicos a experiência se desenhe diferente. Mas isso em nada torna a viagem menos encantadora, só é legal preparar as expectativas da criançada.

Em Alsfeld tem a Marchenhaus, um museu tipo o de Steinau, com objetos e ambientes montados das histórias, acabamos não fazendo a visita, mas acho que deva ser interessante. Achamos também uma fonte com uma estátua que faz referência a Chapeuzinho Vermelho, mas fora isso não lembramos muito desse universo Contos de Fadas, a cidade é muito linda, super agradável de passear. Nessa noite tinha um festival na praça central com música , então acabamos curtindo mais passear mesmo pelas ruas e ir descansar. Ficamos no Hotel Klingelhoffer, bem básico, mas confortável e com café da manhã, também muito bem localizado para passear pela cidade.

Nosso Hotel
Praça Central, terminando o festival
Passeando em Alsfeld

E assim terminou nosso primeiro dia no reino dos contos de fadas, fizemos num ritmo super bom, as crianças conseguiram curtir sem cansar muito, as cidades e restaurantes muito receptivos e preparados para crianças, não tivemos dificuldades com cadeirotes e alguns locais tinham brinquedinhos para as crianças. As cidades são todas bem planas então fica bem fácil andar de carrinho, sem falar na limpeza e organização típicas alemãs.