Um dia de Contos de Fadas – Sababurg

Fizemos o roteiro dos contos de fadas em 4 dias, com duas crianças, uma de 3 anos e meio e outra de 7 meses, nesse post vou detalhar como foi uma parte do nosso terceiro dia, onde visitamos o Castelo da Bela Adormecida. Para saber como foi toda Rota dos Contos de Fadas clique neste post.

Estávamos no nosso terceiro dia da Rota dos Contos de Fadas pela Alemanha, nessa manhã já havíamos explorado Kassel e de lá seguimos para outro ponto  bem próximo a Kassel, em torno de 35km, Sababurg. Sababurg é uma aldeia que abriga um Castelo, um parque natural com Zoológico e uma floresta, que dizem ter um tom místico com  carvalhos muito antigos.

IMG_8797
Na estrada com crianças, sempre tem que ter algum lanche

O Castelo de Sababurg é conhecido como o Castelo da Bela Adormecida, pelo menos era quando fizemos nossa visita em agosto de 2017, buscando informações no site do Castelo descobri que foi pedido para relocarem o “lar da Bela Adormecida e seu Principe” para outro Castelo também da Rota dos Contos de Fadas, o Castelo Hohnscheid (link).

De qualquer forma vou contar como foi nossa visita a esse Castelo, um pouco da história dele, tirada do site oficial, foi construído sob o nome de Zappfenburg em 1334 a pedido do Arcebispo de Mainz para dar abrigo aos peregrinos que estavam a caminho de Gottsburen. Em 1429 houve uma mudança na casa de Arcebispado e o Castelo foi abandonado, em 1455 estava desolado e inabitável. Em 1490 a Casa de Hesse passou a usar como local para caçadas e criou uma adega em anexo ao Castelo e por muito tempo serviu como última parada para importantes convidados que estavam de mudança para a capital da época Hession, Kassel.

Por mudanças no eleitorado de Hesse o Castelo mudou muito de mãos e funções e em 1866 se encontrava em ruínas, em 1957 essas ruínas foram abraçadas pela família Koseck que o transformou em um hotel, restaurante e na casa da Bela Adormecida dos Contos de Fadas dos Irmãos Grimm e por mais de 60 anos este Castelo se caracterizou pela hospitalidade familiar e gastronômica, assim como pelas atuações musicais no SabaBurg Theater. Pelas informações no site esta não será mais a morada da Bela Adormecida, mas acredito que o hotel, restaurante e eventos musicas devem seguir acontecendo.

Ao redor do Castelo tem muita natureza e parques reservados a trilhas e passeios, existe também um pequeno zoológico que pode ser visitado. A chegada no castelo foi realmente encantadora, é cercado de natureza e tudo muito bem cuidado, a sensação é de que uma carruagem vai passar levando príncipes e princesas para um baile.

IMG_8798
Chegada no Castelo, Gui na sua carruagem

Quando visitamos fizemos o passeio que contava a história da Bela Adormecida, nos foi entregue um panfleto com diversos desenhos, em cada desenho um trecho da história, no passeio tínhamos que procurar esculturas dos desenhos e ir seguindo até completar o percurso. Além das esculturas imagens representando a história e a famosa roseira onde ela espetou o dedo. Subimos a torre do Castelo e as janelas possuíam grades com espinhos de ferro desenhados. o tour terminava no teatro do Castelo, que foi a parte preferida do Rodrigo que cantou e dançou no palco.

IMG_2170
Antes do passeio, repondo as energias em família
IMG_2168
O passeio tem inicio no cadeado de coração

 

IMG_2174
Nos jardins do Castelo, seguindo o roteiro
IMG_8810
Atrás do Diogo uma das esculturas do roteiro
IMG_2175 2
Vista da torre, o Teatro visto de cima, pode-se ver diversas esculturas de metal referentes a história da Bela Adormecida
IMG_8823
A roseira e as janelas com grades de espinhos
IMG_2186
Jardins ao redor do Castelo

O Castelo é realmente lindo, e o passeio para conhecer a história da Bela Adormecida foi satisfatório, levando em consideração que o jeito alemão não é cheio de magias nem encenações, mas com certeza foi uma visita que valeu a pena. O restaurante é bem charmoso, mas não conhecemos o hotel. Na entrada do hotel tinha uma lojinha muito pequena com alguns itens referentes aos Contos de Fadas. Infelizmente pelo que li no site não será mais a casa da Bela Adormecida, espero que o Castelo ainda funcione como hotel e restaurante, pois é uma parada muito agradável na Rota. Todo nosso passeio durou em torno de uma hora.

Depois de conhecer o, até então Castelo da Bela Adormecida, seguimos para outro Castelo de outra princesa, a Rapunzel em Trendelburg, mais sobre aqui neste post.

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s