Sobre o uso de telas e aplicativos divertidos

Não é porque eu amo viajar com meus filhos que eu acho tudo fácil e tranquilo. Momentos como aeroporto, avião e chegadas nos destinos me dão um pouco de arrepio, mas eu realmente acho que todo o trabalho passado nesses momentos compensa e muito levar os filhos para conhecer o mundo. Com um tanto de paciência, alguma organizada na rotina do dia da viagem e tecnologia tudo fica mais fácil.

Meus filhos, como todas crianças “ modernas” adoram uma tela, um desenho um jogo no celular ou tablet, e no dia a dia temos nossas regras de quanto tempo eles podem usar, não que eu ache ruim, alguns aplicativos são muito interessantes para o desenvolvimento e um tempinho de desenhos e relax faz bem pra todo mundo, é só ter bom senso.

Confesso que desde que o Gui nasceu perdi um pouco do controle, pois tem momentos que dar conta dos dois não é fácil.  O que não abrimos mão é não assistir nem jogar nada durante refeições e desligamos tudo após as 20hrs e no resto do dia é controlado, mas já não deixo mais a tv ligada por muito tempo, é um pouco ao acordar, mais um pouco depois do almoço (se almoçar bem) e depois da escola. Dependendo o dia deixamos mais ou menos, porém em viagens, principalmente nesses momentos de ida e volta, nós liberamos total, mas com alguns truques.

É cansativo viajar, ficar horas dentro de um avião apertado, e um eletrônico ajuda bastante, mas isso não significa jogar um tablet neles no momento que saímos de casa. Iniciamos cerca de um mês antes a diminuir muito o uso de telas e o iPad sempre “ vai para o conserto”, desta forma eles ficam com saudades dos jogos e desenhos. Neste tempo aproveitamos para dar uma organizada nos apps e baixar alguns jogos novos.

No dia da viagem tem alguns ” truques” que ajudam, gostamos de chegar com tempo no aeroporto, deixar eles um pouco livres, correr, ficar passando embaixo das fitas da fila, explorar um pouco (acho sempre interessante, independente da hora do dia, dar uma refeição, comida de verdade pois nunca se sabe como vai ser no avião). Desta forma eles gastam um pouco de energia antes de entrar no avião, e não cansam dos jogos antes do momento que mais precisam. Por isso deixamos para dar o eletrônico só dentro do avião mesmo, garantindo algumas horas tranquilas de voo, nem sempre dá certo, geralmente já pedem antes, mas vale tentar.

Então vamos a lista dos testados e aprovados pela galerinha. Vou colocar o print do app na appstore para ficar mais fácil de achar. Não vou colocar na lista o playkids, que é o básico, mas confesso que para crianças pequenas acho super útil, valendo até pagar alguns meses para poder baixar os desenhos.

  • Pet Doctor

Esse é o meu primero da lista por duas razões, um que é muito legal, uma sala de veterinário com muito bichinhos precisando de ajuda, depois de ajudar ainda tem uma comidinha pra dar ele, e segundo pois ele agrada tanto os pequenos de um ano e meio até quase 5 anos de idade.

 

  • Tiny Hands

Tiny Hands na verdade é quem desenvolve os jogos, mas a maioria são ótimos, cada aplicativo tem diversos joguinhos que estimulam conhecimentos como cor, formas, tamanhos… , o Gui ainda não joga, mas o Rodrigo começou um pouco antes do dois anos e segue jogando até hoje., o legal desse que dentro de um aplicativo vem diversos joguinhos. Esses três que aparecem nas imagens abaixo são os nossos preferidos

 

  • Preschool Games

Esse aplicativo pode ser usado de duas maneiras, uma como quebra cabeças de animais e outro um joguinho onde o dinossauro tem que andar em cenários diferentes achando no total de 10 bichinhos, e para achar tem que ir apertando em tudo o que está na cena, ele também acha comidinhas e outras interações bonitinhas. Crianças menores a partir de 18 meses já conseguem fazer alguns bichinhos de quebra cabeças, mas para entender o resto do joguinho em torno de 2 anos e meio.

 

  • Puzzle para Crianças

Esse app eu indico e gosto pois foi um dos primeiros que meus filhos se interessaram, ele tem dois tipos de quebra cabeças, um de unir as peças para formar uma figura, mas tudo bem básico e outro de sombras para encaixar o que falta. Acho bem legal para desenvolver percepção de formas.

 

  • Papumba Brinquedos do ABC

Esse app é muito legal para crianças que estão se interessando pelo alfabeto, tem dois tipos de interações, um para desenhar as letras usando animações bem divertidas, estilo pasta de dente ou trilhos de trem e outro que a criança tem que fazer algumas ações usando a letra escolhida do alfabeto, e a cada número de ações ela ganha um prêmio, que é uma atividade bônus.

 

  • Wonderkind

Aqui também deixo o nome do desenvolvedor do app, pois tem vários muito legais. Cada um é um local, tem diversos locais da cidade, o circo, o zoo… eu gosto muito do cidadezinha e do circo. O desenho do app é uma graça e esse aplicativo é bem interativo e calmo. A criança vai clicando nas figuras e cena se mexe onde ela clicou, o carro anda, a família sai de casa, alguém da comida para os passarinhos, enfim, tem um mundinho para descobrir…

IMG_5117

  • Pequerruchos Almanaque

Meus filhos adoram esse app, se trata de videozinhos interativos que ensina formas, cores, números e bichos. O legal que depois de baixados funcionam off-line. Se a criança gostar do pequerruchos é uma boa pedida.

 

  • Video Lite

Para finalizar um app que eu acho um espetáculo, ele permite que você baixe no seu celular ou iPad, vídeos do youtube, desta forma é possível levar consigo todos os videos que o seu filho mais adora.  E como é feito o download do video funciona completamente sem internet. Porém dependendo de onde estiver não é permitido fazer o download, então faça da sua casa no Brasil.

 

Espero que gostem!!

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Roberta Noro disse:

    Cami, to adorando a leitura! Parabens e sucesso!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s