Dicas para viagens de avião

Essa semana uma amiga me perguntou sobre alimentação dos pequenos durante o vôo, resolvi então dar algumas dicas de sobrevivência para vôos longos com os pequenos!!

  • SOCIALIZAR _ A primeira dica é, se quer viajar com seu filho, socialize ele. Uma criança acostumada a frequentar lugares sociais, restaurantes, teatros, a fazer passeios de carro… vai saber lidar muito melhor com uma viagem, portanto, se quer ter uma rotina de viagens e passeios exponha seu filho a situações diversas na sua rotina. Eles nem sempre vão se “comportar” como esperado, mas  aprendizados são assim.
dd6f9e78-7bf5-4eb4-b0f6-6dc12d5a2fd9
Meninos curtindo o Festival de Blues
  • PREPARANDO_ O meu filho mais velho já entende viagens, então começamos a contar para ele para onde vamos, e mostrar locais que iremos passar, e preparar ele mais ou menos um mês antes. As crianças menores, as vezes não entendem muito, então falar demais, e muito tempo antes pode deixa-las ansiosas, pela expectativa ou pela inesperado, converse e conte o que vai acontecer, de uma forma normal. Explique que vai pegar um avião, sobre o aeroporto, ficar em um hotel, enfim, conte o que vai acontecer, e fale sempre que os pais (ou quem for na viagem) vão estar  junto o tempo todo.
  • TABLETS_ Nós tentamos reduzir o uso de telas, e até esconder o ipad um tempo antes da viagem, tenho algumas dicas sobre eletrônicos neste post.  Desta forma na hora do vôo, e apenas dentro do avião, damos para eles, que estão saudosos dos seus jogos e desenhos, garantindo algumas horas de distração.
  • AEROPORTO_ Eu prefiro sempre chegar com antecedência, para fazer check-in com calma, deixar as crianças explorar o aeroporto, fazer uma refeição e correr, subir e descer escadas rolantes, andar nas esteiras, ou o que for para distrai-las, assim entram no avião bem mais relaxadas e (tomara) cansadas. Prefiro também embarcar mais perto da hora de sair o avião, pois se tem algum atraso a criança pode ficar um pouco impaciente com toda a situação.
  • ALIMENTAÇÃO_ No dia da viagem tentamos manter uma rotina normal, e cuidar bastante da alimentação, dar comidas mais saudáveis e leves, para não ter problemas de enjôos. Independente da hora do vôo gosto de dar uma refeição de comida (arroz, carninha, massa…) antes de entrar no avião, desta forma se eles recusarem a comida do avião, pelo menos estão bem alimentados.
  • ALIMENTAÇÃO NO VÔO_ As companias aéreas fornecem uma alimentação especial para crianças, essa é servida antes de todos os passageiros e sempre com opções mais do gosto das crianças. Porém deve ser pedido com antecedência para a operadora do vôo, por isso quando reservar a passagem entre em contato com a cia para reservar a comida especial. Se estiver com criança de colo, que ainda não paga assento, se informe da mesma forma se existe algum lanche especial. Já ganhamos papinhas, iogurtes, achocolatados ou frutinhas.
  • BERÇO_ Nunca utilizamos, mas em muitos vôos é possível pedir um berço para o bebê, geralmente são pequenos, então é para bebês mesmo. Para utilizar o berço a família, ou um dos passageiros tem que estar na primeira fila, algumas Cias cobram a mais pelo assento, mas de qualquer maneira, sempre que viajar com crianças entre em contato antes para ver as possibilidades de conforto no vôo.
  • INFLÁVEIS_ Nessa nossa última viagem, levei almofadas infláveis que ocupam o espaço dos pés no avião, os meninos amaram até para vôos que não dormiram, pois ficam com as pernas mais confortáveis. Para dormir o espaço do assento mais os pés vira uma cama super confortável para eles. Explico tudinho nesse post.
  • BRINQUEDOS_  Eu não levo muitos brinquedos em viagens,  no avião serve mais para ficar caindo no chão do que distraindo. Desta forma eles aprendem a se distrair com outras coisas. Deixo eles escolherem alguns brinquedos pequenos e que não tenham pecinhas que fiquem caindo. Meu filho mais velho ama fazer atividades, então isso ajuda muito, na última viagem levei um livro de atividades e uma caneta, garantindo um bom tempo de distração.
  • NA MÃO_ As malas de mão eu gosto de segmentar, para ficar mais prático quando precisamos pegar algo durante o vôo. Tenho uma mochila para trocas de fraldas, roupas extras (sempre tenho uma troca completa para cada, mais um blusão quentinho), levo sempre um pano, estilo cueiro que serve de coberta, para tapar sol ou até secar algum líquido derramado, e kit escovas de dentes para o vôo. Outra mochila com os brinquedos, eletrônicos, carregadores, e os infláveis. Quando tomavam leite, levava as mamadeiras, leite, escovinha, aguá e algum lanche em uma bolsinha térmica separada, e ainda levo uma mini bolsa, daquelas atravessadas para passaportes e documentos. Desta forma o que precisar está a mão. Para saber mais sobre malas tem este e este posts.
  • RELAXE_ Tente levar a viagem da forma mais natural possível, quanto mais a criança perceber que aquilo é algo comum, mais ela vai relaxar também. Converse, explique, se for demorar o vôo fale que ainda vai demorar e tente distrair seu filho com o que ele mais gosta, vale tudo para deixar eles o mais confortáveis e contentes possível.

Essas são algumas dicas que eu uso com os meus filhos, mas o importante é saber como o seu filho funciona. Quando meu primeiro filho era bem pequeno, seguramos a soneca dele para dormir no vôo, o que foi um erro, pois entrou no avião super cansado e resistente ao sono, o que virou um choro de quase uma hora até conseguir relaxar. Então deixe ir acontecendo, se dormir antes, paciência, se não comeu, planeje algo para o vôo, quanto mais natural for, mais tranquila a criança vai se sentir. Por isso planeje, converse, faça as malas e vamos passear.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s